Notícias
Onco-Hematologia
Data de publicação: 07/02/2023
Devido ao nosso conhecimento em rápida expansão sobre a base genética de várias doenças onco-hematológicas e à introdução de novas terapias direcionadas, as técnicas de genética molecular têm desempenhado um papel cada vez mais importante no diagnóstico e acompanhamento de neoplasias hematológicas. As tecnologias de hibridização in situ baseadas em DNA e RNA, reação em cadeia da polimerase e sequenciamento são de importância fundamental no diagnóstico, classificação e avaliação prognóstica dessas doenças, bem como no monitoramento da doença residual mínima e na seleção do alvo terapêutico mais apropriado.
Veja a seguir algumas áreas de atuação e alguns dos principais exames solicitados no laboratório:
Aplicações
Cariótipo para doenças hematológicas
As anomalias cromossômicas desempenham um papel fundamental na patogênese, diagnóstico e acompanhamento do tratamento de muitas doenças hematológicas. O cariótipo para doenças hematológicas detecta anomalias cromossômicas, tanto numéricas como estruturais, que podem auxiliar no diagnóstico, classificação e prognóstico das desordens hematológicas.
Exames disponíveis
Veja abaixo as opções disponíveis de cariótipos para doenças hematológicas:
Pesquisa de cromossomo Philadelphia (translocação BCR/ABL)
Aplicações
O cromossomo Philadelphia é o resultado de uma translocação recíproca de material genético entre os genes ABL (Abelson Murine Leukemia) no cromossomo 9, e o BCR (Breakpoint Cluster Region) no cromossomo 22, resultando na formação do gene quimérico BCR-ABL. Esta fusão é denominada translocação BCR/ABL ou translocação t(9;22), e produz uma tirosina quinase constitutivamente ativa que causa a proliferação celular não controlada. Cerca de 95% dos pacientes com Leucemia Mielóide Crônica (LMC) apresentam a isoforma p210. Já a p190 está presente entre 20 e 30% de pacientes com Leucemia Linfóide Aguda (LLA).
Exames disponíveis
Veja abaixo as opções disponíveis para a pesquisa da translocação BCR/ABL:
Pesquisa do transcrito PML-RARA – t(15;17)
O transcrito PML-RARA, ou t(15;17), é o marcador molecular característico da Leucemia Promielocítica Aguda (LPA). A detecção desse transcrito permite confirmar o diagnóstico enquanto a quantificação auxilia o médico no acompanhamento terapêutico.
Aplicações
Exames disponíveis
Veja abaixo as opções disponíveis para a pesquisa da translocação BCR/ABL:
Painéis genéticos
Aplicações
Dada a ampla gama de mutações relacionadas às neoplasias hematológicas, testes para detecção de anormalidades em genes específicos podem se mostrar insuficientes. A utilização de metodologias como a hibridização in situ fluorescente (FISH) e o sequenciamento de nova geração (NGS) permitem a análise simultânea de mutações em diversos genes associados a essas doenças, auxiliando no diagnóstico, classificação e monitoramento.
Exames disponíveis
Veja abaixo alguns painéis genéticos disponíveis para a pesquisa de mutações associadas a neoplasias hematológicas:
Pesquisa de mutações no gene JAK2
Aplicações
Mutações no gene JAK2, incluindo a mutação V617F, são raras em tumores sólidos, porém críticas para a oncogênese de algumas neoplasias hematológicas, principalmente naquelas negativas para o cromossomo Philadelphia. Nos últimos anos, inibidores de JAK2 têm sido desenvolvidos como terapias alvo-direcionadas, e se apresentam como uma nova opção no tratamento oncológico com potencial para impedir o crescimento tumoral e aumentar a sensibilidade à quimioterapia e à imunoterapia.
Exames disponíveis
Veja abaixo as opções disponíveis para a pesquisa de mutações no gene JAK2:
Referências
- Braekeleer, ED. Douet-Guilbert, N. Braekeleer, MD. RARA fusion genes in acute promyelocytic leukemia: a review. Expert Rev Hematol, 2014.
- Koretzky, GA. The legacy of the Phildelphia chromosome. J Clin Invest, 2007.
- Király, AT., et al. Introducition to the molecular diagnostic methods of oncohematology. Magy Onkol, 2016.
- Novik, AA. Kamilova, TA. Tsygan, VN. Genetic translocations in oncohematology. Vopr Onkol, 2002.
- Sen, F. Vega, F. Medeiros, LJ. Molecular genetic methods in the diagnosis of hematologic neoplasms. Semin Diagn Pathol, 2002.
- Harry, BL. Eckhardt, SG. Jimeno, A. JAK2 inhibition for the treatment of hematologic and solid malignancies.
Laboratório André Sena/DB Diagnósticos (Todos os direitos reservados).