Notícias

Farmacogenética na Psiquiatria

Data de publicação: 16/02/2023


Farmacogenética na Psiquiatria

A Farmacogenética estuda como as variações presentes no genoma de cada indivíduo podem influenciar na sua resposta aos medicamentos, tendo como objetivo auxiliar médicos na prescrição dos fármacos mais eficazes e seguros para seus pacientes.Entre os transtornos psiquiátricos, a ansiedade, a depressão, a psicose e a epilepsia destacam-se por terem alta incidência na população, além de causarem grande impacto na qualidade de vida dos indivíduos. Apesar da variedade de medicamentos disponíveis, muitos pacientes apresentam baixa efetividade ou efeitos adversos graves. Estudos demonstram que o índice de falha terapêutica aos antidepressivos oferecidos como terapia empírica inicial pode chegar até 50%. Por esse motivo a análise de Farmacogenética para pacientes em tratamento de transtornos psiquiátricos representa um importante avanço, trazendo informações sobre a metabolização dos medicamentos utilizados ou que possam ser prescritos no futuro, garantindo tratamentos mais eficazes e agilidade na reconquista da qualidade de vida pelo paciente.




Farmacogenética na Psiquiatria – o que é?

Testes genéticos que analisam a presença de variações nos principais genes associados com a metabolização dos diferentes grupos de medicamentos mais prescritos na prática clínica. Essas modificações podem influenciar na resposta aos medicamentos, gerando toxicidade ou falta de efeito farmacológico.

Aplicações

O Painel Farmacogenético auxilia médicos na prescrição dos fármacos mais eficazes e seguros para seu paciente, e além de auxiliar no ajuste da dose, oferecendo maior agilidade no tratamento e melhoria na saúde e qualidade de vida do indivíduo.

Exames disponíveis

Temos painéis focados que analisam os medicamentos utilizados no tratamento de transtornos psiquiátricos simples, sendo uma opção personalizada para auxiliar no problema atual do paciente.

Confira na tabela abaixo os exames oferecidos pelo laboratório com os respectivos códigos:

Oferecemos também opções de painéis expandidos, que são de grande utilidade para pacientes onde são identificadas patologias com características complexas, havendo sobreposição de mais de um transtorno psiquiátrico, ou pacientes polimedicados que necessitam de uma análise ainda mais extensa.

Confira na tabela abaixo os exames oferecidos pelo laboratório com os respectivos códigos:

Principais diferenças entre FGCYP e FGSAME



Indicações

  • Indivíduos que não apresentam resposta à terapia empírica inicial;
  • Indivíduos polimedicados ou com problemas de saúde crônicos;
  • Pessoas que desejam otimizar o efeito de terapias atuais ou futuras.

 

Referências

  1. ABBOTT, R. et al. Pharmacogenetic decision support tools: a new paradigm for late-life depression?. Am J Geriatr Psychiatry. fev. 2018, v. 26, n. 2, p. 125-133.
  2. BARBARINO, J. M.; WHIRL-CARRILLO, M.; ALTMAN, R. B.; KLEIN, T. E. PharmGKB: a worldwide resource for pharmacogenomic information. Wiley Interdiscip Rev Syst Biol Med. 2018. [livro digital antes de ser publicado].
  3. ILTIS-SEARCY, I. Response to the article by Bousman and colleagues: Systematic evaluation of commercial pharmacogenetic testing in psychiatry. Pharmacogenet Genomics. abr. 2018, v. 28, n. 4, p. 107-108.
  4. LEFAIVRE, A.; LITINSKI, V.; VANDENHURK, M. Pharmacogenetic testing may improve drug treatments and shorten disability leaves. Benefits Q. 2017, v. 33, n. 1, p. 43-49. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov-/29465186/.

LABORATÓRIO ANDRÉ SENA/ DB Diagnósticos. Todos os direitos reservados.

Cookies: A gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação e adota medidas de privacidade e proteção de dados pessoais. Saiba mais em nossa política de privacidade.

Entendi e Fechar